Curso de Latim Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apresentações e impressões da primeira aula

+73
rafaelvicari
MYZIÁIRA VASCONCELOS
gabriellaflores
ALCEU
Maximus
marcio_saburi
Vitor Carreira de Jesus
Walker Jorge
CristianoSan
igorvmf
Mayco Sampaio
Paulo Alves
RafaelMatias
albert.ss
Ismael
Paulo Henrique
hquaglio
diego.onetta
henriquedalpont19
WilliamSouza
cyromadeu
Joefeson Inácio Romão
digolim
bin
Yuri Mayal
walthersantanna
margotcrescenti
jutay23@hotmail.com
Magno
delonix
Maurizio
Gereneto
Matheus Cabral Gonçalves
PedroGS
atripoli
Adi Neves Rocha
Rafael Vila
Michele
Vrinda Medina
Plcasprov
Renã Pozza
Jeanderson Oliveira
Cristiano Mora
João Pedro de M. Camargo
claudio a prado
Elpídio Mário D Fonseca
Rafael Falcón
Cláudio Santos
MARIA APARECIDA SPAGLIARE
Nasouzafilho
Tiago de Pauli
Diego Pessi
Magda Rita Duarte
Francisco Campos
André Klojda
Ricardo Henrique
DeAvila
Átila de Almeida
Maria Lucia Teixeira Lima
Mat
tiagocadedo
silviogrimaldo
GIOVANNI WANDERLEI
lilian
nneves
Gorgias
Edsel Pamplona Diebe
Ramiro
Filipe
Fabiano Rollim
Day Teixeira
Fabricio_Andrade
GabrielPapi
77 participantes

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula - Página 4 Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por albert.ss Ter Jul 18, 2017 8:48 pm

Bem vindo, Ismael! Desejo-lhe boas aulas.
albert.ss
albert.ss

Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 23/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula - Página 4 Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por RafaelMatias Dom Jul 30, 2017 7:46 pm

Sou Engenheiro Eletricista e não entendo nada de Latim, está sendo um desafio grande me deparar com o enorme tamanho da minha ignorância.

RafaelMatias

Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/07/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula - Página 4 Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por albert.ss Seg Jul 31, 2017 12:04 pm

RafaelMatias escreveu:Sou Engenheiro Eletricista e não entendo nada de Latim, está sendo um desafio grande me deparar com o enorme tamanho da minha ignorância.
Bons estudos!
albert.ss
albert.ss

Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 23/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula - Página 4 Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Paulo Alves Seg Set 04, 2017 7:57 pm

Olá a todos!
Sou de São Paulo, capital e conheci o trabalho do Falcón através de indicações do Professor Olavo. Passei então a acompanhar alguns hangouts e por fim resolvi assinar o curso de latim.
Já havia estudado latim pelo livro do Napoleão Mendes de Almeida, mas tenho muita dificuldade em ler os textos originais. Assisti às primeiras aulas, que me deram "insights" interessantíssimos sobre o que pode ter eventualmente ocorrido de errado comigo.
Espero aprender muito aqui. Obrigado a todos!

Paulo Alves

Número de Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/07/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula - Página 4 Empty apresentação

Mensagem por Mayco Sampaio Sáb Dez 09, 2017 8:18 am

Bom dia a todos!

Sou do Rio de Janeiro, e conheci o professor e o curso pela internet e por amigos.
Meu interesse no curso é a necessidade de aprender o latim para melhorar meu português, muito deficiente. Tenho a vontade de
estudar as artes liberais e pelo que vi o começo seria a gramática.

É um prazer conhecê-los e desejo êxito a todos. Abraço!

Mayco Sampaio

Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 06/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula - Página 4 Empty R:

Mensagem por igorvmf Qui Dez 14, 2017 3:24 pm

Aceitei o desafio de tentar traduzir sem olhar o dicionário e o vocabulário e me surpreendi! Fiquei em êxtase quando descobri que eu consegui traduzir bastante coisa mesmo sem consulta. Na hora foi como se eu tivesse brincando de pensar e como eu sempre gostei de joguinho deste tipo, foi como uma brincadeira! Lógico que eu não conseguiria fazer isso sem ter orado antes de estudar e sem as dicas sobre prestar atenção no verbo e no radical.

OBS1: Estou estudando latim para melhorar meu português podre e para desenvolver meu raciocínio lógico.


Um grande abraço à todos!

igorvmf

Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula - Página 4 Empty Convencido por vários grandes professores

Mensagem por CristianoSan Qui maio 10, 2018 8:05 am

Saudações cordiais.

Após começar o COF, cheguei a começar a leitura da gramática latina indicada pelo Olavo. Confesso que não fui longe. Foi como diz o ditado, "fogo de palha". Em pouco tempo perdi o ânimo porém.

Até hoje preciso controlar a afobação de aprender um vasto conteúdo em pouco tempo. Como no soneto de Camões "Tanto de meu estado me acho incerto" - o mundo todo abarco e nada aperto... 

Porém, ouvindo um time de professores mostrando as vantagens do aprendizado do latim, acabei motivado a retomar. O saudoso Pierluigi Piazzi mostrou a forma correta de estudar; o Gugu, filho do Olavo, a economia de tempo precioso com o aprendizado da língua; o próprio Falcon, é claro, mostrando o quanto ajuda o latim no entendimento da língua portuguesa e finalmente, William Bottazzini no Centro Dom Bosco, numa aula de 30 minutos no Youtube explicando porque o Latim é fundamental para a vida intelectual.
CristianoSan
CristianoSan

Número de Mensagens : 15
Idade : 43
Nacionalidade : Brasileiro
Data de inscrição : 10/05/2018

http://cristianosan.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula - Página 4 Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Walker Jorge Ter Jul 24, 2018 10:09 am

Olá a todos!
Sou graduado em Ciência da Computação e meu interesse pelo latim foi alimentado através de indicações de várias personalidades já citadas anteriormente pelos colegas: Prof. Olavo de Carvalho, Gugu, Padre Paulo Ricardo, Prof. Pier, William Bottazzini e o próprio Rafael Falcón. Acho difícil alguém, que reconhecendo em si mesmo as falhas na educação que recebeu e tomando conhecimento de todos os benefícios que o estudo do latim oferece: desenvolvimento do intelecto, facilitação no aprendizado de outras línguas, acesso à uma tradição cultural que formou grandes homens e aos valores morais e espirituais que estes nos legaram, não se sinta mobilizado a iniciar-se nesses estudos... Não menos importante é a necessidade que nós pais temos de passar algo de valor aos nossos filhos, porém, como só podemos dispor daquilo que possuímos, devemos antes nos educar.
Achei maravilhosa a primeira aula, e acompanhei com empolgação a primeira leitura que o professor Rafael realizou. Agora... no hora de resolver o primeiro exercício... o latim começa a revelar o seu nível de exigência! Mas não poderia ser diferente, como dizem: no pain, no gain! Confio na didática do professor, e sigo com fé que em breve retornarei a estes mesmos textos e poderei constatar que o esforço foi recompensado.
Forte abraço e vamos em frente.
Walker Jorge.

Walker Jorge

Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula - Página 4 Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Vitor Carreira de Jesus Qua Set 12, 2018 9:08 am

Olá a todos.
Hoje já estou na metade do nível intermediário do curso e ainda me recordo com carinho do primeiro exercício, da fala de Laocoonte aos troianos, primeiro porque foi divertido fazer a leitura e, depois, porque a Guerra de Tróia sempre foi uma das histórias mais fascinantes para mim.
O curso está me entregando o que me prometeu. Coisas mesmo do português, que não aprendi com anos de escola, como as 10 classes gramaticais, finalmente vão se esclarecendo para mim conforme estudo a língua latina.
Aos colegas que sofrem para decifrar as coisas mais simples do latim, como em procurar uma palavra no dicionário, digo para não desanimarem e apenas seguir com firmeza o que o professor diz, como sei que já o fazem, porque é assim mesmo, as coisas vão melhorar.
Um abraço, Vitor.

Vitor Carreira de Jesus

Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 30/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula - Página 4 Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por marcio_saburi Sex Nov 09, 2018 7:07 am

Irmãos, a paz.

Tenho 20 anos e, atualmente, moro em São Vicente, São Paulo. Não me recordo exatamente por qual meio vim a conhecer o trabalho do professor Rafael. No entanto, por ser católico e admirador do trabalho de homens como Olavo de Carvalho e Pe. Paulo Ricardo, além de ser um admirador natural do aprendizado de idiomas de modo geral, acredito que esse encontro já era propenso a acontecer.
Deus nos deu essa oportunidade certamente por algum motivo. Como o professor apontou na sua primeira aula, agora nós temos não somente a oportunidade de recuperar o tempo perdido, mas a responsabilidade de fazer com que outros possam vir a ter essa mesma oportunidade.

Ajudemo-nos uns aos outros!
Fiquem com Deus!
marcio_saburi
marcio_saburi

Número de Mensagens : 25
Idade : 25
Nacionalidade : Brasileiro
Data de inscrição : 08/11/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula - Página 4 Empty Marcelo

Mensagem por Maximus Sáb Dez 08, 2018 9:57 am

Bom dia a todos!
Desde muito jovem, adolescente, me interessei em estudar Latim, mas não tive essa oportunidade. 
Hoje, como psicanalista sei da importância não apenas de se escrever bem e ampliar a compreensão dos textos, etc, mas da importância de compreender o que se escuta e como se escuta. As palavras escolhidas pelos meus pacientes, bem como a maneira como ele constrói as suas ideias podem me ajudar, ainda mais, a compreendê-lo com mais profundidade.
abraço, Marcelo.
Maximus
Maximus

Número de Mensagens : 3
Idade : 51
Nacionalidade : brasileiro
Data de inscrição : 05/12/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula - Página 4 Empty Motivos de vir parar aqui e agradecimentos ao professor Rafael por compartilhar tais conhecimentos

Mensagem por ALCEU Qua Mar 13, 2019 8:06 am

         Olá Bom dia, me chamo Alceu, tenho 28 anos e sou do estado do Paraná da região metropolitana de Curitiba, cidade de São José dos Pinhais. Sou frentista em um posto de gasolina em minha cidade, me formei em direito e passei no exame da OAB, estou concluindo, neste ano, o curso de letras português, pois pretendo ser professor. Minha trajetória até aqui é um tanto errante, eu comecei o curso de Direito e percebi que minhas dificuldades eram dantescas em todas as áreas do conhecimento, porque fui privado de uma educação adequada, embora na época mau liga-se para isso, mas os anos foram passando e crescia em mim a vontade de conhecer sobre o que ocorria dentro de mim e no entorno, coisa que foi sendo suprida pela literatura e filmes, estes não eram nem de perto literatura clássica, todavia foram o início.
        Quando fui para o curso de direito, passaram-me no vestibular, desconfio ser por motivos econômicos. Então, não tive dificuldades para iniciar o "ensino superior", contudo com o passar do tempo percebi o quão despreparado estava para estar no lugar que estava. me esforcei, estudei e conclui com muito sofrimento tal curso. No fim das contas deparei-me com a total inépcia minha para com qualquer área superior, digamos assim, porque eu percebi que não tinha condições alguma para a boa escrita, estava lendo, mas não como deveria, me sentia um zero a esquerda. Durante esse período comecei a escrever em um diário para tentar resolver esses problemas, fiz uma lista de autores clássicos a partir dos vídeos que vi do professor José Monir Nasser e Mortimer Adler, bem como venho tentando seguir os conselhos que o professor Olavo de Carvalho deu, principalmente sobre como adquirir um estilo literário e aprender gramática, isto é, copiando grandes autores.
          Foi assim que iniciei ao fim de 2018 a leitura das obras de Machado de Assis, pois eram essas que tinha a minha disposição e que estavam mais completas em minha bilbioteca, e assim venho fazendo. Vim para o curso de latim do professor Rafael porque quero me educar, quero poder ter condições de viver uma vida mais próxima da realidade, quero poder me impor como ser humano e como indivíduo, quero ser homem de verdade e não homem de barro, enfim quero poder explicar para mim mesmo a realidade em meu entorno e as forças que imperam no meu ser, creio que o latim será uma grande ferramenta para que não me desvie dos caminhos de Deus e que é através desse curso que poderei, um dia, me libertar das amarras da mundo.

ALCEU

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula - Página 4 Empty Iniciando o curso

Mensagem por gabriellaflores Seg Jul 01, 2019 10:38 pm

Prezados,

Estou alegre por estar iniciando os estudos nesse curso e também estou com muita expectativa. Curso doutorado em Literatura e amo os estudos clássicos. Além disso, me matriculei no curso porque, em breve, prestarei concurso para professora de latim. Vocês acreditam que consigo ter uma boa proficiência na língua por volta de 4 meses?

Um abraço,

Gabriella

gabriellaflores

Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/07/2019

Diego da Silva Ferreira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula - Página 4 Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por MYZIÁIRA VASCONCELOS Qui Ago 29, 2019 10:21 pm

Eu sou mãe educadora há 2 anos e, após ter feito o curso sobre ANALFABETISMO FUNCIONAL vi muita verdade no que o professor fala, sobretudo na importância da memória para o processo de aprendizagem. E não somente vi na fala dele essa importância, mas experimentei com minha filha ao realizar alguns exercícios simples, porém corriqueiros. Quero aprender o latim para recuperar o tempo perdido comigo e com meus filhos. Quero passar por esse processo de sofrimento e de esforço da memória para, com a Graça de Deus, desenvolver e utilizar da melhor maneira possível as capacidades intelectuais que recebi. Sinto-me uma fracassada na língua portuguesa, embora sempre tivesse recebido as melhores notas na escola (e isso é o que mais me frustrava, pois eu era uma aluna destaque, mas eu sabia que não sabia de nada... a nota era apenas uma máscara ). Quero ser luz neste mundo. E primeiramente para os meus filhos.

MYZIÁIRA VASCONCELOS

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/08/2019

Diego da Silva Ferreira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula - Página 4 Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por rafaelvicari Seg Set 23, 2019 4:40 pm

Olá a todos.

Descobri o interesse por latim por meio do professor Olavo de Carvalho. Ler que o latim, além de melhorar a leitura, também melhora a inteligência (Prof. Napoleão), faz-me ter o aprendizado dessa língua como objetivo de vida. Eu sempre procuro maneiras de matar vários coelhos com uma só cajadada, e me parece que o latim é um baita cajado. Nada contra coelhos, é só uma expressão. Por que seria um baita cajado o latim? Porque este melhora a inteligência, e esta ilumina tudo. 

Assisti a algumas palestras do prof. Falcón e estas fizeram eu me atentar à qualidade da minha leitura. Notei que, de fato, faço como ele descreveu um analfabeto funcional; tenho impressões dispersas do que está sendo dito, chuto o significado.

Fiquei irritado com a conclusão que tirei daí (que não posso ler), e toda vez que lia, essa conclusão se tornava mais patente. Continuo me sentindo frustrado, mas agora estou ficando mais paciente comigo mesmo, graças também às oito aulas a que assisti até agora de latim do prof. Falcón, e já estou até mesmo namorando a ideia de voltar a ler -- estou me sentindo mais animado.

Eu havia me sentido numa jaula, pois não importaria quanto lesse, ainda estaria obtendo impressão após impressão, jamais captando essência de nada. Agora parece que a coisa vai fluir.

Eu já havia tentado aprender latim outras vezes. A primeira foi com o prof. Falcón, mas eu desisti. Depois, com o Napoleão, e desisti de novo. Agora estou tentando novamente. Não só estou quase terminando o nível básico, mas "traduzi" a primeira estrofe da Eneida on my own, haha. Traduzi está entre aspas porque imagino que eu tenha tirado muita coisa da minha cabeça, e também dei uma espiada em outras traduções.

Também ando fazendo um exercício que inventei baseado nas aulas do professor... Por exemplo, eu pego um poema como Os Lusíadas, e fico procurando os verbos, depois os sujeitos desses verbos, e depois os objetos desses verbos. Quanto ao resto das palavras, eu as deixo para outra ocasião em que eu esteja mais familiarizado com a função sintática delas, apesar de eu já ter sim alguma segurança com adjuntos adnominais restritos, por exemplo. Mas, para não complicar, vai só sujeito-verbo-objeto mesmo, pelo menos por enquanto. 

Quando no curso do Olavo ouvimos "é como se tirássemos as escamas dos olhos", referindo-se a uma melhora da percepção, é mais ou menos isso que espero que o latim cause em mim quanto à leitura. 

Bom, já falei demais, mas teria muito mais a dizer também, no entanto fico por aqui. 

Espero que o estudo de todos vocês esteja indo bem! Abraços.

rafaelvicari

Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/08/2015

Diego da Silva Ferreira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula - Página 4 Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Jota Sex Out 11, 2019 3:25 pm

Boa tarde,

Pessoal

Como disse um colega logo acima, das aulas do Pe. Paulo e do Prof. Olavo até o curso de Latim do Prof. Rafael, foi um caminho natural e necessário.

Chego aqui sem saber nada de latim. E o que achava saber da leitura em português, com as aulas do Prof. Rafael no youtube, vi que sou um quase analfabeto..rsrs
Mas tenho certeza que o curso será muito proveitoso para todos nós.

Abraços

Jota

Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/10/2019

Diego da Silva Ferreira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula - Página 4 Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Lucas Rios Torres Qui Fev 27, 2020 7:21 am

Olá, pessoal. 
Estou muito satisfeito com a primeira aula. Acho que finalmente conseguirei aprender o Latim. Grande abraço.

Lucas Rios Torres

Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/02/2020

Diego da Silva Ferreira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula - Página 4 Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Diego da Silva Ferreira Qui Jun 25, 2020 7:16 pm

Caro pessoal. Como é bom ver reunida aqui tanta gente interessada. Pelo que vi são quase 1800 usuários registrados. Há poucos dias terminei A Formação Literária da Criança e agora estou começando o Latim Básico, e iniciando portanto com grande expectativa, uma vez que já testei e vi que funciona o que o professor ensina. Acabei de fazer a tentativa do exercício da aula I, vou procurar o lugar adequado pra postá-la. Moro em Campinas, SP. Se alguém, da minha região ou não, quiser conversar sobre as aulas, ficarei honrado, agradecerei o convívio.

Diego da Silva Ferreira

Número de Mensagens : 36
Idade : 28
Nacionalidade : Brasileiro
Data de inscrição : 23/06/2020

Brandon Lee gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula - Página 4 Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por franklim Sáb Jul 11, 2020 11:12 am

GabrielPapi escreveu:Eae, pessoal! Como estão?
Criei esse tópico aqui pra interagirmos e compartilharmos nosso progresso nos estudos hehe

Antes de mais nada, por quê vocês estão aqui?
Como o Rafael mesmo citou, acredito que muitos tenham sido inspirados pelo Olavo a buscar o conhecimento de nossa própria cultura que nos é negado, ou pelo menos escondido na formação padrão do MEC.
Além disso, eu tenho um interesse especial pelos acesso à filosofia escolástica, canto gregoriano e quem sabe um dia assistir a uma missa tridentina e entender o que se passa hahaha

Estou começando completamente cru no latim e confesso que achei bastante complicado, principalmente por quê as palavras parecem não ter uma estrutura, pelo menos no que diz respeito a ordem em que aparecem nas frases.
Peguei pra fazer a tarefa de casa e to sofrendo aqui, buscando as palavras no dicionário e juntando os caquinhos pra tentar compreender 
Bom dia a todos. Irei rever as quatro primeiras aulas pois, posso ter deixado passar algo relevante, estou na primeira e, já familarizado e bem mais "fácil" acompanhar e apreender o conteúdo. É excelente a sensação de assimilar algo novo, para mim, e saber que poderei passar adiante um conhecimento que trará grandes transformações para quem se empenhar em adquiri-lo.

franklim

Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/06/2020

Diego da Silva Ferreira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula - Página 4 Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por ALCEU Qui Jul 30, 2020 8:01 pm

Diego da Silva Ferreira escreveu:Caro pessoal. Como é bom ver reunida aqui tanta gente interessada. Pelo que vi são quase 1800 usuários registrados. Há poucos dias terminei A Formação Literária da Criança e agora estou começando o Latim Básico, e iniciando portanto com grande expectativa, uma vez que já testei e vi que funciona o que o professor ensina. Acabei de fazer a tentativa do exercício da aula I, vou procurar o lugar adequado pra postá-la. Moro em Campinas, SP. Se alguém, da minha região ou não, quiser conversar sobre as aulas, ficarei honrado, agradecerei o convívio.
Ola Diego, também terminei recentemente um dos cursos do professor Rafael, os níveis de letramento, e estou fazendo o curso de latim básico. Sou do Paraná, próximo a região de Curitiba. Como você veio parar nos cursos do professor?
att
Alceu

ALCEU

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/03/2019

Vitor Carreira de Jesus gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula - Página 4 Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Diego da Silva Ferreira Dom Ago 02, 2020 3:26 pm

Oi, Alceu. Legal, pretendo iniciar esse curso logo que eu acabar o de latim básico. Sobre como conheci as aulas do prof. Rafael, foi combinação de algumas coisas. Chama no zap 19 994943989. Abraço.

Diego da Silva Ferreira

Número de Mensagens : 36
Idade : 28
Nacionalidade : Brasileiro
Data de inscrição : 23/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula - Página 4 Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos